Depois de se tornar finalista do programa EIT Health Starship, uma iniciativa da União Europeia apoiada por empresas e instituições de referência no setor da saúde, Hernâni Zão Oliveira e a sua equipa multinacional de investigadores venceram, na Universidade de Sorbonne, em Paris, o pitch final do EIT Health Alumni Showcase, evento que agrega todos os projetos vencedores da rede EIT Health.
De entre 16 projetos em competição, o projeto GE5 Risk Scale foi distinguido com o prémio de melhor pitch para uma método que pretende revolucionar a prevenção de lesões desportivas em atletas de alta competição. O desafio foi proposto pela GE Healthcare, discutido por consultores da FIFA e validado em ambientes reais de saúde, com a orientação da equipa de especialistas do programa. Através de uma abordagem Biodesign, foi desenvolvido um conceito de plataforma que avalia, com base em escalas e margens de segurança, 30 indicadores descritivos do estado de saúde física e psicológica de atletas de alta competição, como forma de prevenir lesões.
Note-se que as lesões desportivas constituem um problema endémico na indústria do futebol. Durante a temporada 2017-2018, os clubes da Premier League gastaram cerca de 248 milhões de euros em salários com jogadores que sofreram lesões e que não puderam assumir a titularidade nos clubes que representaram.
“Foi um desafio bastante aliciante participar num projeto internacional, supervisionado pela FIFA e pela GE Healthcare, e com uma equipa internacional fortemente empenhada em encontrar soluções para um problema de fundo na indústria do futebol. Durante sete meses, identificámos necessidades junto de jogadores profissionais, médicos e preparadores físicos, o que nos deu uma perspetiva externa sobre os desafios atualmente existentes na medicina desportiva”, afirma Hernâni Zão Oliveira, investigador da Universidade do Porto.
No início de 2018, o investigador havia sido selecionado para se juntar ao EIT Health StarShip, programa onde os bolseiros têm oportunidade de aprender abordagens baseadas na ação, com o objetivo de identificar soluções para desafios na indústria, verificando os requisitos do utilizador e identificando as necessidades potencialmente não atendidas no contexto de Saúde.
O evento contou com a presença de profissionais do setor, especialistas em medicina desportiva dos principais clubes de futebol da Europa e representantes da FIFA.
Com esta colaboração, o investigador português Hernâni Zão Oliveira será apresentado à comunidade EIT Health Alumni, que tem a “missão de promover a inovação e o empreendedorismo no setor de saúde, através da construção de uma rede reputada de estudantes, profissionais, empresários e executivos com competências multidisciplinares e diferentes backgrounds.”
O conteúdo Investigador português integra equipa vencedora do maior evento europeu de inovação em Saúde aparece primeiro em i9 magazine.