Leia também: Um milhão de euros para investigador português
Os novos membros da EMBO são eleitos anualmente mediante o reconhecimento da sua contribuição para a excelência científica. A sua seleção é "um tributo à sua pesquisa", explica a organização europeia no seu site oficial.
"Esta nomeação vem reconhecer um trabalho de uma equipa alargada e extremamente dedicada ao longo dos últimos 11 anos, reforçando que Portugal tem condições e responsabilidades para desenvolver ciência fundamental ao nível do que melhor se faz na Europa e no Mundo", diz o investigador numa nota divulgada no site da Universidade do Porto.
Maria Mota, investigadora do Instituto de Medicina Molecular (IMM) de Lisboa, também vai integrar a organização, que inclui assim 15 cientistas em Portugal.
Perfil do investigador
Helder Maiato, natural de Matosinhos, é Investigador Responsável pelo Laboratório de Dinâmica e Instabilidade Cromossómica no i3S e professor auxiliar convidado na Faculdade de Medicina da UPorto.
Já teve artigos publicados em publicações científicas que incluem a "Science", "Cell" e "Nature Cell Biology". Atualmente interessa-se pela regulação espacio-temporal da mitose que assegura a correta distribuição dos cromossomas durante a divisão celular e, em 2015, fundou a Yscience, um projeto de educação de ciência para crianças.