O “IEEE Neural Network Pioneer Award”, um prémio atribuído anualmente a investigadores com contribuições científicas sustentadas durante um período mínimo de 15 anos será entregue pela (IEEE) – a maior associação técnica do mundo – a José Carlos Príncipe.
No seu trabalho enquanto investigador, o professor da Universidade da Flórida, que mantém estreitas relações com Portugal através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é um dos pioneiros mundiais em neuroengenharia computacional.
As investigações de Príncipe abriram caminho para o prognóstico de doenças, a prevenção de crises epiléticas ou para permitir que tetraplégicos sejam capazes de interagir com o mundo exterior através de robôs.
O investigador utiliza algoritmos e modelos de processamento para compreender como funciona o cérebro humano, o que oferece potencialidades ao nível da descodificação das intenções de movimento do cérebro humano.
O prémio será entregue na próxima quarta-feira, dia 3 de agosto, em San José, Califórnia, EUA.
[Esta notícia foi sugerida por Ana Guerreiro Pereira, Luísa Almeida, Teresa Teixeira, Raquel Baêta e Vítor Fernandes]