A estudante de docente da Faculdade de Direito do Porto (FDUP), Rita Faria, foi distinguida, no passado dia 2 de Junho com a atribuição de um prémio no âmbito da 4th World Conference on Research Integrity, no Rio de Janeiro.
Este é um evento de referência mundial no domínio da integridade científica e infrações à mesma, no qual a estudante de doutoramento portuguesa viu reconhecido o seu trabalho de investigação.
O trabalho de investigação de Rita Faria, que tem sido desenvolvido pela mesma no âmbito do Doutoramento em Criminologia, incide sobre a questão dos comportamentos problemáticos na investigação científica e no ensino superior.
O trabalho da portuguesa foi apresentado durante um fórum doutoral que decorreu à margem da conferência e reuniu nove doutorandos de todo o mundo a produzir investigação sobre o tópico da 'Scientific misconduct' (má conduta científica, em português), explica a UP.
No final, foi Rita Faria que conquistou o júri composto pelos investigadores norte-americanos Nicholas Steneck, Brian Martinson, Elizabeth Heitman e Michael Kalichman que distinguiram a doutoranda “pelo uso criativo e crítico da teoria para compreender o comportamento científico”.
Licenciada em Direito pela FDUP e Mestre em Sociologia pela FLUP, Rita Faria está a realizar atualmente o doutoramento em Criminologia na FDUP, onde é assistente convidada desde 2009, lecionando várias disciplinas da licenciatura e do mestrado em Criminologia.
1ª Conferência internacional decorreu em Lisboa em 2007
A 4th World Conference on Research Integrity reuniu cerca de 600 investigadores, editores científicos e representantes de entidades financiadoras da ciência provenientes de 50 países, com o objetivo de discutir tópicos relacionados com a integridade científica e infrações à mesma.
A 1ª Conferência desta série aconteceu na Calouste Gulbenkian, Lisboa, em 2007, com o apoio do Ministério da Ciência e da Tecnologia, na altura liderado por Mariano Gago, falecido em Abril deste ano.
Comentários
comentários