Uma investigação da Universidade do Minho comprova que a ação dos Doutores Palhaços faz com que as crianças se esqueçam que estão num hospital, além de melhorar a aceitação e a eficácia dos tratamentos.
Uma investigação da Universidade do Minho comprova que a ação dos Doutores Palhaços faz com que as crianças se esqueçam que estão num hospital, além de melhorar a aceitação e a eficácia dos tratamentos. A investigação deu origem a um livro que vai ser apresentado este mês.
A Operação Nariz Vermelho (ONV) é a organização anfitriã do primeiro Healthcare Clowning International Meeting 2016, que decorre em Lisboa entre 21 e 23 de Março.
O primeiro dia do encontro será o palco de lançamento do livro ?Rir é o melhor remédio?? que reúne os resultados de um projeto de investigação desenvolvido ao longo dos últimos seis anos, em parceria com o Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Este trabalho vem comprovar os benefícios da intervenção dos Doutores Palhaços na recuperação das crianças hospitalizadas, sendo que uma das conclusões da investigação é o facto de que 92% das crianças esquecerem-se que estão num hospital quando são visitadas pelos Doutores Palhaços da ONV.
Com o objetivo de avaliar o impacto dos Doutores Palhaços junto de crianças, adolescentes, familiares, profissionais de saúde e instituições, a investigação apresenta conclusões irrefutáveis no que respeita ao trabalho destes profissionais.
?Estes resultados refletem as evidências científicas do nosso trabalho junto das crianças, familiares e profissionais de saúde? explica Susana Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Investigação da ONV. ?Há muito que conhecemos este impacto e agora o ?Rir é o melhor remédio?? permite-nos partilhá-lo com a sociedade?, reforça a responsável num comunicado enviado ao Boas Notícias.
São os próprios profissionais de saúde que o reconhecem: 92% indicam que os Doutores Palhaços ajudam as crianças a esquecerem que estão num hospital, 85% referem que as crianças colaboraram mais com os tratamentos ou exames e 73% sublinham que as crianças apresentam maiores evidências clínicas de melhora após contacto com os Doutores Palhaços da ONV.
Entre os familiares e acompanhantes das crianças a satisfação também é evidente. Entre os inquiridos para esta investigação, em vários hospitais do país visitados pela ONV, 99% dos pais sentem gratidão pelos Doutores Palhaços. Ainda, 98% dos pais consideram que os Doutores Palhaços são uma parte importante da equipa de cuidados das crianças hospitalizadas e 99% referem que gostariam que os Doutores Palhaços visitassem as crianças com mais frequência.
A produção do livro ?Rir é o melhor remédio?? foi possível através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), tendo como Estados doadores a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein. Em Portugal a gestão destes fundos está a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian.
Comentários
comentários