O mundo sem a internet dos dias de hoje não está assim tão longe. A World Wide Web (Grande Teia Mundial) completa, este mês, 20 anos de existência. O projeto, criado por Tim Berners-Lee, nasceu em agosto de 1991: uma data mudou o mundo.
Foi em 1969 que, com a ARPAnet, a internet deu os seus primeiros passos. Desenvolvida pela agência americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency), tinha como objetivo interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.
O primeiro site da World Wide Web (WWW), com apenas links e textos, foi criado por Tim Berners-Lee para a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.
Em 1993 a WWW foi aberta a todos. A partir desse momento, começaram a chegar os primeiros browsers como o Mosaic e Netscape.
Hoje, a Internet que usamos é a Web 2.0, marcada pela possibilidade de interação e participação dos usuários, em blogs e redes sociais.
Com mais de 7,5 milhões de utilizadores, o site mais utilizado na internet aquando dos seus 20 anos é o Facebook, seguido do Google e do YouTube.
A internet é hoje um meio de comunicação e uma ferramenta de trabalho imprescindível para a maioria das pessoas. Seria impensável, no mundo atual, voltar a viver noutra realidade diferente desta.
O mundo parece, (apenas) 20 anos depois, um lugar muito mais pequeno, onde as pessoas estão mais próximas, conseguindo “viajar” apenas com um “clique”.