No total, serão cerca de 150 empresas (incluindo startups e PMEs) que serão apoiadas pelo SOUL-FI, desde que apresentem ideias para tornar as cidades mais inteligentes e mais sustentáveis, centrando-se na qualidade da vida, mobilidade, eficiência dos recursos (energia, água, materiais e resíduos) e turismo.
As empresas poderão candidatar-se a dois tipos de apoios, dependendo do tipo da ideia: o 'Ignition and Business Plan', que oferece 10 mil euros por um projeto que desenvolva uma prova de conceito e um modelo de negócio durante três meses; ou o 'Service/Application Development', que diz respeito a um co-financiamento de 75%, até um máximo de 75 mil euros, para projetos que tenham o objetivo de desenvolver um produto ou serviço piloto, durante seis meses.
As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de Abril, para o caso do primeiro apoio. Para o segundo, as inscrições iniciam-se a 1 de Julho, terminando a 31 de Agosto.
Para além do dinheiro, os empreendedores podem ainda contar com diversos serviços de apoio à construção do seu negócio, entre os quais sessões de formação, networking, mentoring, matchmaking e eventos específicos.
O SOUL-FI promove o desenvolvimento da Internet do Futuro e de soluções inovadoras com base na tecnologia FIWARE. Esta plataforma permite, a baixo custo, a criação e distribuição de aplicações e serviços web em grande escala. Este é um projeto europeu, que contou com um financiamento de cinco milhões de euros.
Notícia sugerida por Maria Pandina