O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) está a divulgar no Facebook fotografias e testemunhos dos 'heróis' que doam sangue e medula óssea em Portugal.
Os dadores de sangue e medula salvam vidas mas normalmente o rosto destes heróis permanece anónimo. Agora, o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) tem vindo a divulgar no Facebook alguns destes 'heróis' e os respetivos testemunhos.
O IPST tem divulgado ao longo do mês de Outubro alguns testemunhos e fotos de dadores de sangue e medula no momento em que estes 'heróis' deram o seu conributo para reabastecer os 'stocks' de sangue do país.
“É uma satisfação indescritível saber que estamos a ajudar a salvar uma vida”, lê-se na foto de Pedro Silva, dador de medula que doou “pouco mais de um litro (…) através de punções e com anestesia geral”.
A publicação da foto e do testemunho de Pedro tem já 7.500 'likes' e mais de 600 partilhas, com cerca de 400 comentários de utilizadores que incentivam e elogiam a ações do dador.
Maria do Carmo já deu sangue 40 vezes
“Ao IPST o meu muito obrigada e contem com a minha próxima dádiva a 41ª. para Dezembro”, revela a heroina Maria do Carmo Cruz também na página do Facebook do IPST.
Em Portugal, são necessárias cerca de 1.200 unidades de sangue por dia para suprir as necessidades de hospitais e centros de saúde.
No início do ano, o IPST fez um apelo “urgente” à população para que desse sangue, porque tinha as reservas baixas, sobretudo dos grupos zero e A negativo, devido à quebra de afluência às colheitas em Janeiro e Fevereiro.
Clique AQUI para aceder ao testemunho e às fotos dos dadores.