Marketing é o processo pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos (ideias, bens e serviços) de valor para outros. A inovação e melhoria contínua destes processos permitem que as empresas concorram de uma forma competitiva no mercado em que operam.
Aqui as inovações são focadas para satisfazer as necessidades dos consumidores, para aumentar as vendas e criar valor para a empresa, para abrir novos mercados, janelas de oportunidade ou reposicionar o produto da empresa no mercado.
É crítico para uma empresa crescer e se diferenciar na utilização de novos métodos de marketing que ainda não tenham sido utilizados previamente, que vão criar as bases de uma nova estratégia de marketing.
Posso dar o exemplo da indústria de Ad Tech que ajuda anunciantes de produtos consumíveis para telemóveis, como aplicações e conteúdos de entretenimento, a comunicar os seus produtos e a aumentar as suas bases de clientes no mundo inteiro de uma forma segmentada e eficaz.
Esta indústria é cada vez mais competitiva, tem muitos players dispersos em várias geografias e a tecnologia utilizada é um fator diferenciador. Mas esta tecnologia serve maioritariamente de base a um novo método de marketing assente na publicidade de produtos digitais nos meios online.
A tecnologia é o principal fator de inovação na indústria de Ad Tech e a evolução das TI tem permitido que o processo de tomada de decisão de investimento publicitário dos anunciantes seja mais racional e tenha em conta um maior número de variáveis que otimizem o ROI de cada campanha efetuada, em tempo real.
Estamos a assistir a um avanço do estado da arte através de métodos avançados de Machine Learning para a previsão e otimização de campanhas de publicidade da área de dispositivos móveis (mobile). Estes métodos oferecem um caminho para algoritmos inteligentes capazes de identificar novos padrões para realizarem decisões de negócios mais rápidas e mais ajustadas, que são um tema chave nesta indústria.
Para além disso, estes processos de algoritmia ao serviço da publicidade online constituem uma vantagem competitiva para o mercado de compra e venda de publicidade mobile programática, refinando o sucesso de cada campanha publicitária, removendo ineficiências na tomada de decisão e no investimento em milissegundos através da análise de Big Data e utilizando técnicas programáticas para capitalizar a informação decorrente da análise de dados, combinando real-time bidding e monitorização de resultados.
Para cada problema há várias soluções e a inovação de marketing deve fazer parte do ADN das empresas que pretendem ser competitivas, explorando novos conceitos e técnicas para promover os seus produtos ou serviços num mercado cada vez mais global.
Luís Garcia, Diretor de Projectos da OLAmobile
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