por redação
Fácil e barata, foi assim que um grupo de investigadores de Harvard desenvolveu uma forma rápida e precisa de analisar a qualidade do sémen através da câmara de um telemóvel.
Para fazer este teste, que foi pensado e construído pela Escola de Medicina de Harvard, é preciso recolher uma quantidade mínima de sémen com uma seringa que tem um chip, onde será introduzido num dispositivo que fica encaixado num smartphone e com a câmara deste pode examinar a amostra de sémen. A verificação da qualidade do sémen deverá demorar menos de cinco segundos.
Este teste mede a quantidade de espermatozóides e a sua capacidade – indicadores de fertilidade – conseguindo saber em segundos se é fértil ou não. Fez-se o teste a 350 amostras de sémen com uma percentagem de sucesso de 98%.
O jornal La Vanguardia referiu que os investigadores estão a tentar a autorização para comercializar este dispositivo. Também esperam usar a mesma tecnologia, no futuro, para o acesso as análises ao sangue e à saliva para que estas sejam mais fáceis.