A InnoEnergy, o motor da inovação na área da energia sustentável na Europa, abriu hoje a sua chamada global para start-ups que trabalhem no campo do armazenamento elétrico. As 15 start-ups mais inovadoras recebem um pacote de serviços feito à medida e a vencedora receberá ainda um prémio de 100 mil euros em dinheiro.
No seguimento da sua parceria com a European Battery Alliance (EBA), a InnoEnergy espera atrair e apoiar start-ups com tecnologias e modelos de negócio inovadores, focados no armazenamento de energia, principalmente inovações aplicáveis ao sector dos transportes, redes elétricas, armazenamento de energia distribuída e móvel, ou que resultem em melhoramentos em termos de eficiência energética e redução de emissões.
Os vencedores receberão um lugar num dos programas de aceleração de Business Creation da InnoEnergy – o Highway ou Boostway – e um pacote personalizado de serviços que inclui formação, serviços e financiamento. O programa Highway utiliza uma abordagem prática para apoiar start-ups num estágio inicial e na entrada no mercado, ajudando a preparar os produtos para a sua comercialização. O programa Boostway apoia start-ups prontas para a internacionalização e escalar o seu negócio.
Lançado em 2017, o EBA pretende criar uma cadeia de valor de produção de baterias competitiva e sustentável na Europa. A InnoEnergy está a trabalhar com mais de 120 stakeholders no âmbito do EBA para concretizar esta ambição e ajudar a desenvolver um novo mercado que poderá valer 250€ mil milhões de euros por ano até 2025.
Elena Bou, Diretora de Inovação da InnoEnergy, afirma: “Como parceiro confiável, estamos aqui para dar aos negócios o arranque que necessitam para chegar à comercialização. Através do nosso ecossistema único, oferecemos às start-ups acesso sem precedentes a tudo o que necessitam para tornarem as suas ideias num negócio com enorme sucesso”.
Os vencedores terão acesso a uma rede de mais de 385 parceiros, incluindo business angels, a comunidade europeia de venture capitals da InnoEnergy e ainda entidades de fundos públicos. As start-ups terão ainda acesso a conselhos a nível executivo e mentoria, assim como um lugar nos eventos na área da energia da InnoEnergy, incluindo o The Business Booster – o evento anual da InnoEnergy onde empresas de toda a cadeia de valor da energia conhecem start-ups e inovações num só evento.
Bo Normark, o líder da área temática de armazenamento de energia, afirma: “A Europa precisa de soluções inovadoras na área do armazenamento de energia para apoiar a descarbonização dos transportes e aquecimento através da eletrificação. A nossa missão é encontrar negócios com conceitos, produtos e soluções únicos e inovadores que têm o potencial de fazer parte da cadeia de valor da produção sustentável de baterias”.
A chamada para as start-ups está aberta até 30 de outubro de 2018. O processo de candidatura consiste em cinco fases: uma candidatura inicial, uma avaliação interna, um pitch em vídeo de cinco minutos e uma avaliação externa por um expert. A seguir a esta fase, 30 participantes apresentarão a sua ideia a dois júris paralelos e 15 vencedores serão escolhidos. No evento final, em fevereiro, um vencedor receberá um prémio de 100 mil euros.
As candidaturas serão avaliadas tendo em conta os seguintes critérios:
• Inovação da ideia de negócio
• Proposta de valor
• Tamanho do potencial mercado
• Escalabilidade do produto/serviço
• Equipa fundadora e estrutura acionista
• Vantagem competitiva
• Impacto potencial
• Capacidade de alavancar na InnoEnergy como parceiro
O conteúdo InnoEnergy procura start-ups na área do armazenamento elétrico com prémio de €100 mil euros aparece primeiro em i9 magazine.