Meses de preparação culminam neste dia: a start-up portuguesa INLU apresenta hoje o conceito que leva aos quatro cantos do mundo o know-how e a cortiça portugueses. Os sapatos da primeira colecção, para homem e mulher, estão disponíveis na Kickstarter, “a maior plataforma de financiamento para projectos criativos a nível global”.
Liderado por Inês Lebre, de 33 anos, o projecto é o reflexo da sua visão original da marca. “Pretendia criar um projecto diferenciado, em que se destacassem dois conceitos fundamentais: a portugalidade e a mestria lusa em produzir calçado manufacturado e de qualidade.”, explica a fundadora. A estes conceitos juntou-se um outro – o da natureza, que serve transversalmente de inspiração a todas as criações da marca, levando a conjugações de cores vibrantes, padrões e texturas diversas (nesta primeira colecção, a pele italiana junta-se à cortiça bem portuguesa).
A questão da manufactura é explorada no vídeo de apresentação da marca na plataforma. Mostram-se as caras e mãos dos artesãos por detrás da feitura de cada peça, inclusivamente dos donos de uma das fábricas, a Alpim, situada em São João da Madeira. É apenas mais um passo em prol da transparência, algo que considera crucial ser defendido pelas marcas de moda da actualidade. A INLU junta-se, assim, ao movimento internacional Fashion Revolution, que advoga a sustentabilidade e a estimulação da economia, a equidade e as condições de trabalho dignas neste sector, valorizando-se de igual forma todos os elos da cadeia de valor.
Com os olhos postos na meta, Inês não esquece ainda os objetivos paralelos da campanha: “Esta é a forma ideal de mostrar a marca INLU ao nosso público real: apreciadores de moda espalhados pelo mundo. A linguagem do estilo, design e conforto é universal, assim como a da qualidade. É a altura certa para testar o produto junto deles e perceber se os amantes de sapatos gostam desta nova espécie de calçado”, explica.
O financiamento pedido é de 25 mil dólares, valor que será utilizado totalmente na produção dos primeiros pares da marca; por cada par vendido é plantada uma árvore em Portugal, fruto de uma parceria entre a marca e a ONG Plantar uma Árvore, uma organização dedicada à promoção e conservação da floresta nativa portuguesa e das espécies vegetais autóctones. As primeiras 50 foram já plantadas para dar o mote e como agradecimento à inspiração trazida pela Mãe Natureza.
Para conhecer a primeira colecção da marca e obter preços de lançamento, este é o link da campanha no Kickstarter: https://kck.st/2MofqKC