Cerca de cinco milhões de euros é a dotação destinada a apoiar o primeiro conjunto de oito projetos de I&D selecionados por um júri internacional nas quatro das áreas do concurso, o qual foi conduzido através da Fundação ”la Caixa” em Espanha e Portugal, designadamente em neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares, e em projetos transdisciplinares com impacto em biomedicina.
A “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b” foi lançada a 15 de fevereiro de 2018 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), representado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e a Fundação La Caixa através de um Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica assinado no âmbito do Programa “Go Portugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal”, promovido pelo MCTES através da FCT. No âmbito desse acordo, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia se compromete a igualar o investimento que a Fundação ”la Caixa” destine a projetos de investigação selecionados em Portugal no âmbito do concurso anual que promove em Espanha e Portugal.
Os projetos foram selecionados através de um concurso aberto e competitivo em que participaram 256 avaliadores internacionais, cobrindo um amplo espectro de disciplinas, incluindo a análise da base neurológica da depressão para obter novas terapias, novos tratamentos para erradicar a malária e novos tratamentos para a insuficiência cardíaca.
O concurso de investigação em saúde da Fundação ”la Caixa” que foi aberto a Portugal pela primeira vez em 2018 em colaboração com a FCT, destina 12 milhões de euros anualmente a projetos de investigação de excelência e com impacto social no âmbito da biomedicina e da saúde. O concurso reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento de projetos de excelência para encontrar novas vias para resolver algumas das problemáticas de saúde mais urgentes no nosso século.
O conteúdo “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b” aparece primeiro em i9 magazine.