Uma vez mais, os vinhos portugueses vão dar-se a conhecer além-fronteiras. As cidades de Xiamen, Xangai e Pequim recebem, este mês, um "roadshow" que vai divulgar a produção vinícola nacional.
Uma vez mais, os vinhos portugueses vão dar-se a conhecer além-fronteiras. As cidades de Xiamen, Xangai e Pequim recebem, este mês, um “roadshow” que vai divulgar a produção vinícola nacional e procurar cativar 400 profissionais, importadores, distribuidores e jornalistas daquele mercado asiático.
A iniciativa itinerante, que arranca esta segunda-feira em Xiamen, é da responsabilidade da associação ViniPortugal e conta com o apoio da CAWS – China Associations for Importers & Exporters of Wine & Spirits, entidade que reporta ao Ministro do Comércio da República Popular da China.
Este “roadshow” marca o início da promoção vitivinícola portuguesa na China durante o ano de 2014 e vai ser reforçado com ações de formação que vão procurar potenciar o conhecimento dos vinhos portugueses naquele país.
Depois da prova de Xiamen, o evento segue para Xangai, a 12 de Março, terminando em Pequim, capital chinesa, no próximo dia 14, data para a qual está marcado um jantar especial de encerramento.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que, “em 2014, a China continuará a ser um dos alvos prioritários da produção nacional mantendo-se como o quinto principal mercado dos vinhos nacionais, fora do espaço europeu”.
“Englobando Hong Kong e Macau, este mercado representa quase 20 milhões de euros para as exportações nacionais”, salienta o responsável.