O mais antigo vinho do Porto da coleção de "vintages" Ferreira, com 200 anos, bateu um valor recorde durante um leilão realizado em Inglaterra pela prestigiada Sotheby's. A garrafa foi licitada por 6.800 euros, que vão reverter para uma instituição.
O mais antigo vinho do Porto da coleção de “vintages” Ferreira, com 200 anos, bateu, a semana passada, um valor recorde durante um leilão realizado em Inglaterra pela prestigiada Sotheby's. A garrafa foi licitada por 6.800 euros, montante que será, agora, doado a uma instituição de solidariedade social.
O leilão da garrafa de Porto Ferreira Vintage 1815 decorreu na última quinta-feira na Torre de Londres, capital inglesa, no âmbito da comemoração do duplo centenário da Batalha de Waterloo, um “evento muito concorrido e emotivo” no qual participou Fernando Guedes, diretor executivo da Sogrape Vinhos, detentora da marca Porto Ferreira.
“Este leilão resultou da conjugação de três simples fatores: a nossa paixão pelo vinho, o respeito que temos pela história e tradição e a angariação de fundos para a caridade”, explicou o responsável, citado num comunicado divulgado pela empresa vínica portuguesa.
O valor angariado com a venda da garrafa, que estabeleceu um novo recorde para os leilões de Vinho do Porto, vai agora reverter a favor da APELA, associação que apoia doentes que sofrem de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e os seus familiares, revela a Sogrape Vinhos.
A garrafa de Ferreira Vintage 1815 leiloada ganhou uma nova morada, mas nas caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, permanecem ainda várias outras grandes colheitas. “É um legado que não só admiramos e respeitamos como estamos empenhados em desenvolver e construir para as próximas gerações”, assegurou Fernando Guedes.
“Que daqui a 200 anos outros possam ter esta sorte, porque, afinal, com história se faz história”, rematou o diretor executivo da Sogrape Vinhos que, como o Boas Notícias adiantou em Abril, foi, este ano, considerada a quarta melhor produtora vinícola do mundo pela associação mundial de críticos e jornalistas de vinhos.
Notícia sugerida por Maria Pandina