No seu ano de estreia no muito competitivo campeonato inglês, o médio do Liverpool deixou para trás Samir Nasri (Arsenal), Dimitar Berbatov (Manchester United), Fernando Torres (Liverpool/Chelsea) e David Luiz (Chelsea), considerados favoritos pela soma das votações mensais que a mesma associação disponibilizou aos adeptos por via da votação no seu sítio oficial.
A entrada do treinador Kenny Dalglish, que substituiu Roy Hodgson a meio da temporada, terá sido fundamental para a maior relevância de Raul Meireles na dinâmica e recuperação do Liverpool nos últimos meses.
O internacional luso contribuiu para essa recuperação com cinco golos, várias assistências e exibições qualificadas como decisivas para a reentrada da equipa nos lugares de acesso às competições europeias, depois de uma primeira metade da época muito aquém das expetativas.
Raul Meireles, que no início da época se transferiu do FC Porto para o emblemático clube inglês por 13 milhões de euros, já tinha conquistado o prémio mensal de fevereiro.
Um bom final de temporada para o português, que arrancou com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, ao serviço do FC Porto, tendo ajudado na vitória frente ao Benfica, por 2-0, em Aveiro.
O português Cristiano Ronaldo venceu o mesmo prémio em 2007 e 2008, ao serviço do Manchester United.
Antes do agora jogador do Real Madrid, o prémio tinha sido atribuído ao médio Steven Gerrard (Liverpool) e a Wayne Rooney (Manchester United), repetindo os triunfos de 2001 e 2006, respetivamente.
Os outros vencedores do prémio, instituído em 2001, foram o holandês Ruud van Nistelrooy, do Manchester United (2002), o francês Thierry Henry, do Arsenal (2003 e 2004), e Frank Lampard, do Chelsea (2005).
[Notícia sugerida pela utilizadora Alexandra Barbosa]