O INEM anunciou, em comunicado citado pela Lusa, que no fim-de-semana passado 19 médicos e nove enfermeiros terminaram com sucesso o curso de “Fisiologia de voo e segurança em heliportos”. No próximo fim-de-semana frequentam o mesmo curso outros 29 médicos e 15 enfermeiros.
“Este curso tem a duração de dez horas, entre práticas e teóricas, onde são ministrados conteúdos que habilitam os profissionais que já possuem os pré-requisitos a estarem aptos para o socorro nos meios aéreos do INEM”, afirma a instituição.
“Trata-se de uma formação que lhes permite adquirir competências para abordarem doentes críticos e ventilados em ambiente de helitransporte”, explica o INEM.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou ainda que “grande parte” da equipa de enfermagem do helicóptero de Santa Comba Dão vai estar indisponível para assegurar os turnos a partir de domingo, 01 de agosto.
Para o Sindicato dos Enfermeiros, de acordo com a Rádio Renascença, há “demagogia” do INEM e “conivência do Ministério da Saúde” e acusa os serviços de estarem “a fazer cursos à pressa” para que os meios aéreos não fiquem em terra, inoperacionais.