Um indonésio provou que nunca é tarde demais para estudar. Hermain Tjiknan, de 91 anos, obteve, esta terça-feira, um doutoramento da Universidade de Padjadjaran, na cidade Bandung. O idoso torna-se assim o homem mais velho a obter o grau de doutorado
Um indonésio provou que nunca é tarde demais para aprender coisas novas. Hermain Tjiknan, de 91 anos, obteve, esta terça-feira, um doutoramento da Universidade de Padjadjaran, na cidade Bandung. O idoso torna-se assim o homem mais velho do mundo a conseguir o grau de doutorado.
“Eu posso ser velho, mas não consigo parar de estudar. Como professor, tenho de manter a minha mente fresca para compartilhar os meus conhecimentos com os meus alunos”, disse após a cerimónia de formatura ao jornal Jakarta Post.
Pai de 5 filhos, Hermain chegou a sofrer um ataque cardíaco enquanto acabava a dissertação. O motivo deveu-se ao facto de ter pensado que tinha perdido todo o seu trabalho que estava guardado num disco.
O indonésio revelou que demorou cinco anos a terminar os estudos e que fez a revisão da sua tese de dissertação, sobre os direitos dos trabalhadores recrutados em regime de ‘outsourcing’, sete vezes.
Herman foi um dos fundadores do Instituto de Direito de Pertiba, na Indonésia, e é professor de direito civil, penal e internacional. Começou a sua carreira como advogado e costumava ensinar soldados indonésios durante a era colonial holandesa.
“Para fazer a Indonésia um país melhor, temos que nos desenvolver através da educação”, acrescentou.
Notícia sugerida por Maria da Luz