Um menino indonésio de oito anos que fuma 25 cigarros por dias vai fazer uma cura de desintoxicação para acabar com a dependência que já dura há quatro anos, indicou um responsável da proteção de crianças.
O rapaz chamado Ilham deve partir na segunda-feira da sua aldeia natal – Sukabumi, no oeste da ilha indonésia de Java, para Jacarta – onde será submetido a tratamento durante um mês, indicou na sexta-feira à AFP, Arist Merdeka Sirait, presidente da Comissão para a proteção das crianças.
A mesma fonte referiu que a criança precisa de “ajuda urgente” para tratar o problema de tabagismo que atingiu um “nível alarmante”. “Podemos observar uma alteração dramática no seu comportamento quando ele fica sem fumar durante algum tempo. Torna-se agressivo e incontrolável”, disse Sirait citado pela AFP.
O pai do rapaz, Agan Umar, confirmou que o filho se torna violento e é capaz “de partir janelas ou o que quer que esteja a sua volta” se não tive acesso aos cigarros. “Espero que a terapia funcione para o meu filho possa ter uma vida normal”, acrescentou.
“O rapaz vai receber tratamento médico e terapia de apoio psicológico e social de maneira a transferir a sua atenção do vício para a brincadeira,” explicou o responsável da comissão.
Indonésia tem maior percentagem de jovens fumadores
A Indonésia tem a maior percentagem de fumadores jovens do mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde que reportam a 2006 e, segundo os quais, mais de 37 por cento dos alunos do liceu e das universidades do país são fumadores. Segundo o mesmo relatório, 25 por cento das crianças indonésias, entre os 3 e os 15 anos, já experimentaram fumar.
Em 2010, imagens de um menino de dois anos (na foto acima), da ilha de Sumatra, que fumava dois maços por dia chocaram o mundo. O rapaz conseguiu deixar o vicio após um tratamento semelhante ao que Ilham vai receber.