“Queremos fornecer ao mercado uma proposta de valor inovadora, um serviço excepcional e primar no customer care”, começa por explicar Patrícia Imbarus, Head of Marketing da Indie Campers, cujo negócio assenta no aluguer de campervans (caravanas) “personalizadas, compactas, práticas e fáceis de conduzir”.
Não são autocaravanas. São sim carrinhas mais pequenas – adaptadas ao campismo – que, através da estratégia digital e tecnológica, têm internet gratuita para que o aconselhamento aos clientes seja permanente, em tempo real e durante toda a viagem.
A ideia surgiu aquando de uma viagem de Hugo Oliveira, cofundador da Indie Campers, à Austrália. Inspirado pelo negócio das carrinhas de aluguer nesse país, desenvolveu a sua tese de mestrado replicando um modelo de negócios para o mercado português. Com o sócio sueco, Stefan Koeppl, criou há três anos a start-up. Financiaram os primeiros veículos, desenvolveram a marca, criaram o site e, por fim, executaram a ideia.
Começaram, no Porto, com seis carrinhas mas neste ano já têm 95 e servem 13 destinos em Portugal, Espanha e França. “A visão por detrás da criação e expansão da empresa foi indiscutivelmente global. Portugal foi utilizado como um ponto de partida”, referem os elementos. A start-up quer terminar este ano com uma “taxa de crescimento de aproximadamente 350%”.
“O nosso objectivo é sermos pioneiros de uma revolução na maneira de viajar na Europa, desenvolver esta indústria e criar uma maneira mais autêntica de conhecer novos locais, com mais liberdade – alugando uma campervan”, explica a equipa que desde 2015 tem sede na Startup Lisboa.
Stefan Koeppl já não se encontra na empresa, mas esta equipa, que em 2014 começou com 3 pessoas, emprega atualmente mais de 30 elementos, com uma média de 25 anos de idade.
O conteúdo Indie Campers: Start-up reinventa autocaravanas e moderniza campismo aparece primeiro em i9 magazine.