A partir de 13 de Novembro, a Índia vai deixar de importar e vender cosméticos testados em animais. A Índia torna-se assim o primeiro país asiático livre deste tipo de cosméticos.
A partir de 13 de Novembro, a Índia vai deixar de importar e vender cosméticos testados em animais. A Índia torna-se assim o primeiro país asiático livre deste tipo de produtos.
A proibição é o culminar da campanha “India’s Be Cruelty-Free“ (Índia livre de crueldade animal, em português) desenvolvida pela associação Humane Society International.
A proibição está descrita no decreto-lei 135-B onde se lê que o país passa a proibir “a importação de cosméticos testados em animais” assim que a emenda à Lei dos Medicamentos e Cosméticos entrar em vigor, ou seja, a 13 de Novembro de 2014.
Em comunicado de imprensa, Alokparna Sengupta, responsável da Humane Society International, afirma que “este é um dia histórico que só se pôde concretizar graças à compaixão do nosso governo, dos consumidores e da indústria”.
“Acreditamos que, se esta visão vier a ser aplicada a outras indústrias, este pode ser um momento determinante no que diz respeito à modernização da ciência, com milhares de animais poupados ao sofrimento e à dor”, acrescenta Alokparna.
A Índia tem vindo a implementar uma série de leis que reforçam os direitos dos animais. Em 2013, o país tornou-se uma das poucas nações do mundo a proibir a utilização de golfinhos em espetáculos com fins lucrativos, tal como noticiou o Boas Notícias.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes