A criação e instalação do sistema de telecomunicações do metro de Hyderabad, na Índia, será feita pela Thales Portugal – subsidiária da multinacional francesa Thales – revela, esta terça-feira, a empresa, em comunicado.
Este projeto, que tem a duração prevista de 52 meses, terá um total de 72 km de linha e 65 estações com sistemas de telecomunicações incorporados em todos os pontos do metro da capital do estado de Andhra Pradesh.
No âmbito deste pacote de sistemas de telecomunicações, a Thales Portugal vai implementar uma rede de transmissão de dados, sonorização, sistema de informação ao passageiro, sistemas de gestão de alarmes, videovigilância, controlo de acesso e deteção de intrusão, sincronismo, sistema de telefonia, gravação de voz e sistema de rádio Tetra.
Este sistema da Thales Portugal ganha ainda mais relevância porque vai ser incorporado em comboios de metro com uma tecnologia de ponta que permite que as composições sejam operadas automaticamente, com um assistente a bordo, a partir de uma central de operações e controlo.
No comunicado enviado ao Boas Notícias, João Araújo, presidente do Conselho de Administração da Thales Portugal, explica que o contrato surgiu na “sequência de uma presença (da Thales) na Índia com mais de 10 anos”.
“Este é o terceiro projeto na Índia, só durante o ano de 2012, para o qual a Thales Portugal é selecionada e demonstra o investimento a longo prazo que se tem realizado neste país”, salienta o responsável.
Desde que iniciou a expansão para o mercado indiano, em 2002, a Thales Portugal já conta com inúmeros projetos com investimentos na ordem dos 120 milhões de euros, o que representa 70% deste mercado.
Em 2011, o volume de negócios da subsidiária lusa foi de 51,2 milhões de euros, dos quais 50,4% eram referentes a mercados externos, contando hoje com 311 trabalhadores.
Clique AQUI para aceder ao site da Thales Portugal.