O ministro do Desenvolvimento e Recursos Humanos da Índia, Shri Kapil Sibal, apresentou esta semana um novo portátil a um preço reduzido pensado para os estudantes. O custo deste computador será de 35 dólares, cerca de 27 euros, e o preço pode ser ai
O ministro do Desenvolvimento e Recursos Humanos da Índia, Shri Kapil Sibal, apresentou esta semana um novo portátil a um preço reduzido pensado para os estudantes. O custo deste computador será de 35 dólares, cerca de 27 euros, e o preço pode ser ainda mais reduzido, até aos 10 dólares, cerca de 7,27 euros.O objetivo deste portátil a preço imbatível é “proporcionar a conetividade entre todas as escolas e universidades e facilitar o acesso dos professores e alunos aos equipamentos tecnológicos e conteúdos digitais”, conforme revela em comunicado oficial.
O “Sakshat”, como foi apelidado, será introduzido nas escolas para o ano, em 2011. Conta com um ecrã táctil, sistema operativo Linux e tem capacidade para realizar videoconferências. Tem ainda capacidade de armazenamento até 2 GB, entrada USB e internet WI-FI.
O Sakshat será construído num esforço conjunto entre o governo indiano e os principais institutos tecnológicos do país e poderá vir a ser produzido a uma escala global.