A Parques de Sintra recebeu o prémio de boas práticas na categoria ?Espaços, produtos e serviços em uso?, atribuído pela Fundação ?Design For All?. Mais de 22 candidatos de vários países concorreram ao galardão.
A Parques de Sintra recebeu o prémio de boas práticas na categoria “Espaços, produtos e serviços em uso”, atribuído pela Fundação “Design For All”. Mais de 22 candidatos de vários países concorreram ao galardão.
A “Design For All” é uma fundação sem fins lucrativos que tem como objetivo a pesquisa, desenvolvimento e promoção de estudos e práticas de excelência relativas ao design inclusivo. Por design inclusivo entende-se a intervenção em ambientes, produtos e serviços com o objetivo da participação de todos, independentemente da sua idade, sexo, capacidades ou cultura.
O projeto premiado – “Parques de Sintra Acolhem Melhor” – pretende melhorar as condições de acessibilidade às propriedades sob gestão da empresa e constituí-los como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade na oportunidade de acesso ao património natural e construído. Conta com soluções ao nível da acessibilidade física, informação e serviços inclusivos.
Na categoria “Espaços, produtos e serviços em uso” concorriam mais 22 candidatos de vários países, para além da Parques de Sintra, sendo que a outra categoria existente, “Projetos, propostas, iniciativas, metodologias e estudos”, contava com 13 candidatos.
Em 2015 a Fundação “Design For All” tinha reconhecido a Parques de Sintra como um exemplo de boas práticas, o que a tornou como candidata ao prémio que recebeu esta terça-feira na cerimónia dos “Design For All Foundation Awards 2016”, em Paris.
A Parques de Sintra – Monte da Lua é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.
A empresa não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.