O governo de Timor-Leste anunciou hoje que vai doar 2 milhões de euros a Portugal para "reforçar a nossa capacidade de resposta no terreno" aos incêndios que afligem toda a nação.
O governo de Timor-Leste anunciou esta quarta-feira que vai doar 2 milhões de euros a Portugal para “reforçar a capacidade de resposta” aos incêndios que estão a arder em grande parte do território.
Deste valor, 1.250.000 euros destinam-se a “apoiar as autoridades portuguesas no combate aos incêndios” e 750.000 são para o “socorro direto às populações afetadas”.
A notícia foi partilhada em comunicado depois do Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Rui Maria de Araújo, ter convocado uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para discutir a “situação alarmante”.
No mesmo comunicado, o executivo timorense realça as palavras do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, que alertou para a dificuldade que o país irá atravessar nos próximos dias, devido às previsões meteorológicas que apontam para vento forte e temperaturas elevadas.
Segundo a Proteção Civil de Portugal, estão ativos,esta quarta-feira, mais de 100 incêndios no território continental e na ilha da Madeira – onde o fogo já causou três vítimas mortais e atingiu o centro histórico do Funchal.
As chamas estão a ser combatidas por cerca de 3 mil bombeiros, mais de 900 viaturas e 22 meios aéreos.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes