Foram esta semana inaugurados pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, os primeiros 10 dos 55 hectares do Parque Oriental do Porto. Localizado no Vale da Campanhã, na zona limítrofe do concelho do Porto com o de Gondomar, representa um investimen
Foram esta semana inaugurados pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, os primeiros 10 dos 55 hectares do Parque Oriental do Porto. Localizado no Vale da Campanhã, na zona limítrofe do concelho do Porto com o de Gondomar, representa um investimento de 1,5 milhões de euros.O Parque Oriental foi desenhado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal. Tal como no Parque da Cidade, existe uma zona verde extensa com aproveitamento dos cursos de água, muita vegetação e caminhos pedonais.
Rui Rio adiantou que ainda há muito a fazer, como “continuar a despoluição do rio”, que necessita da colaboração em especial do município de Gondomar para acelerar o processo.
A próxima fase de expansão do parque será “a mais complicada”. A Câmara terá que realizar expropriações. “O executivo tem de adquirir terreno, fazer permutas com privados, porque o que é do município está tudo praticamente ocupado”, disse Rio, acrescentando estar prevista “alguma construção à volta” do espaço verde.
O autarca garantiu ainda a segurança do local que terá polícias municipais a patrulhar a zona tal como já acontece no parque da Cidade.