A creche de São José, de Torres Vedras, “vai apoiar mais 66 crianças do concelho”, assegurou Pedro Marques, secretário de Estado da Segurança Social, em declarações à agência Lusa. A creche exigiu um investimento total de 800 mil euros e um investimento público de 308 mil euros e vai, de acordo com a tutela, criar 19 postos de trabalho.
Quanto ao restante investimento feito pelo Governo neste tipo de equipamentos, Pedro Marques refere-se a “100 a 105 creches que vão abrir neste período, o que é muito significativo, pois nunca abriram tantas creches ao mesmo tempo. Estamos a falar de equipamentos que vão poder acolher 4000 crianças e criar quase 1750 postos de trabalho”.
“Na terceira fase do programa, houve mais equipamentos aprovados nas duas áreas metropolitanas, porque era onde tínhamos menor taxa de cobertura, mas os equipamentos aprovados nas três fases abrangem todo o território”, reforçou.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Social, o objetivo é “atingir uma cobertura de pelo menos 33% das crianças até aos três anos, que é a meta europeia”, disse à agência Lusa.