A China inaugurou, esta quarta-feira, a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo com um total de 2.298 quilómetros e que une as cidades de Pequim e Cantão, no sul do país.
A China inaugurou, esta quarta-feira, a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo com um total de 2.298 quilómetros e que une as cidades de Pequim e Cantão, no sul do país. A viagem inaugural decorreu sem incidentes e entusiasmou os chineses, que acompanharam a partida e a chegada através da televisão estatal.
O primeiro “comboio-bala” saiu de Pequim às 09.00h da manhã locais (01.00h em Lisboa) e chegou ao destino oito horas depois, cumprindo o percurso num espaço de tempo três vezes mais rápido do que os comboios convencionais.
Estes comboios viajam a uma velocidade média de 300 quilómetros por hora – podendo atingir os 350km/h – e ligam as principais cidades do interior da China, como Shijiazhuang, Zhengzhou, Wuhan e Changsha, à capital, Pequim, passando por seis províncias onde vive quase metade da população nacional chinesa (cerca de 600 milhões de pessoas).
A estreia desta linha de alta velocidade marca os investimentos do regime chinês para desenvolver a infraestrutura de transportes do país, além de procurar incentivar o desenvolvimento económico regional.
Com a sua inauguração, a China afirma-se como líder mundial em alta velocidade ferroviária, com mais de 9.300 quilómetros em funcionamento em todo o seu território.