Numa parceria que visa divulgar e impulsionar o programa “Impulso Jovem”,
iniciativa de combate ao desemprego que vai abranger cerca de 90 mil jovens, o Governo assinou, esta sexta-feira, um acordo de cooperação com os parceiros sociais, à excepção da CGTP.No documento enviado à Lusa, pode-se ler que o executivo” se compromete a realizar e dinamizar uma campanha de informação sobre as medidas do programa Impulso Jovem” e a “fornecer os materiais necessários às ações a desenvolver pelos signatários”.
Acrescentando ao compromisso de trabalhar na divulgação deste programa, o governo vai “prestar consultadoria na execução e desenvolvimento de projetos e ações que prossigam os objetivos deste Protocolo” e fornecer os recursos humanos e materiais para que o sucesso da campanha seja alcançado.
Quanto aos parceiros sociais, serão responsáveis por “estimular e apoiar a participação das empresas e dos jovens na utilização destas medidas” e “contribuir para a aproximação da procura de jovens às empresas que manifestem interesse no acesso às medidas”.
CGTP fica de fora
O acordo foi assinado pelo ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP),a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP),a Confederação do Turismo Português (CTP)e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), ficando a CGTP de fora.
Em declarações à agência, Joaquim Dionísio, da Comissão Executiva da CGTP defende que “aquele conjunto de medidas não resolve nada, sendo uma pura propaganda”. O sindicato não quer “colaborar na passagem dessa mensagem, quando o Governo está a tomar medidas que vão no sentido contrário à promoção do emprego”, acrescentou.
O “Impulso Jovem” é um programa de apoio ao emprego jovem, que foi aprovado em junho deste ano, com um investimento a rondar os 344 milhões de euros, e que se alicerça em três pontos fundamentais: estágios profissionais, apoio à contratação e ao empreendedorismo e, por fim, apoio ao investimento direcionado para as empresas.
Clique AQUI para aceder ao memorando do programa