Várias sepulturas, aparentemente da época medieval e de ?elevado interesse científico? foram encontradas, nos últimos meses, na área compreendida entre o Largo das Olarias e a Rua dos Lagares, na Mouraria, Lisboa.
Várias sepulturas, aparentemente da época medieval e de “elevado interesse científico”, foram encontradas, nos últimos meses, na área compreendida entre o Largo das Olarias e a Rua dos Lagares, no bairro da Mouraria, em Lisboa.
A informação, inicialmente avançada pela site O Corvo, foi confirmada ao Boas Notícias pelo gabinete de imprensa da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
A fonte citada pelo site O Corvo refere a existência de cerca de 400 esqueletos humanos “em bom estado de conservação”, aparentemente resultantes de funerais medievais e que representam um "enorme valor" para a história de Lisboa.
Na nota enviada ao Boas Notícias, a DGPC confirma que “foram identificados vários contextos de necrópole que se encontram a ser estudados pelas direções científicas dos trabalhos arqueológicos", referindo "a identificação de um grande conjunto de sepulturas pertencente a uma extensa área de necrópole atribuível à ocupação medieval desta zona da cidade de Lisboa”.
Fornos e objetos cerâmicos
A mesma entidade acrescenta que foram também registados elementos “habitacionais, nomeadamente alguns fornos de olarias, que estarão na origem dessa” medieval. Tem, igualmente, vindo a ser recolhida grande quantidade de objetos arqueológicos, sobretudo peças cerâmicas.
A DGPC esclarece que estão a decorrer várias obras de grande dimensão naquela zona, três de carácter privado e uma obra, de requalificação da rede de saneamento, de caráter publico, sendo que a DGPC tem estado a “acompanhar e a fiscalizar os trabalhos arqueológicos” que acompanham estas intervenções, conforme determinado pela tutela.
A Mouraria é uma zona particularmente rica em termos arqueológicos, no que diz respeito à época medieval. Entre 1999 e 2013, no âmbito de obras de requalificação do edifício onde está agora instalado o Centro de Inovação da Mouraria (CIM), no Quarteirão dos Lagares, foram recolhidos vários objetos arqueológicos.
Nesse sentido, o Centro de Arqueologia de Lisboa inaugurou, em Julho, no CIM, a exposição "Quarteirão dos Lagares: da Mouraria à Vila Nova", com objetos do quotidiano encontrados durante as escavações.
A mostra, de entrada livre, pode ser vista nos dias úteis entre as 10h00 e as 17h00, e aos sábados entre as 14h00 e as 18h00, até o1 de outubro.