No Hospital Menino Jesus de Roma (Ospedale Pediatrico Bambino Gesù di Roma), em Itália, fez-se história: uma equipa de cirurgiões implantou num jovem de 15 anos o primeiro coração artificial permanente. Esta intervenção impediu que o jovem, com uma p
No Hospital Menino Jesus de Roma (Ospedale Pediatrico Bambino Gesù di Roma), em Itália, fez-se história: uma equipa de cirurgiões implantou num jovem de 15 anos o primeiro coração artificial permanente. Esta intervenção impediu que o jovem, com uma patologia grave, ficasse em lista de espera, correndo o risco de sucumbir à disfunção.A operação durou 10 horas. O coração artificial implantado no ventrículo esquerdo do paciente pela equipa liderada por Antonio Amodeo tem quatro centímetros de comprimento e 400 gramas.
Trata-se de uma bomba hidráulica ativada eletricamente, implantada no tórax para evitar infecções, cuja energia provém de um contacto colocado atrás da orelha esquerda do adolescente, ligada à bateria que o paciente usa na cintura, informa a AFP.
Até agora, este tipo de implantes eram colocados em regime temporário, para que os pacientes ganhassem tempo enquanto não encontravam um dador de órgão compatível.
[Notícia sugerida pela utilizadora Maria José Oliveira]