Tem dúvidas sobre a Vitamina D? Na sua dosagem, benefícios e aplicação? Então o Fórum D 2017 vai responder a todas as suas questões. Agendado para o dia 14 de outubro (sábado), no Hotel D. Inês, em Coimbra, a 3ª edição deste evento pretende, acima de tudo, dar a conhecer a realidade atual da Vitamina D e o seu progresso na sociedade atual.
José António Pereira da Silva, da Comissão Organizadora do Fórum D 2017 e Professor de Reumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, salienta quais os principais objetivos do evento: “Vamos abordar vários aspetos relacionados com a Vitamina D, nomeadamente o progresso recente do conhecimento da Vitamina D, perspetivando a sua aplicação na prática clínica. O objetivo principal da edição deste ano é ajudar os médicos a definir estratégias de atuação relativas à Vitamina D nas mais variadas doenças.”
Conforme explica o Professor Pereira da Silva, o Fórum D “destina-se a todos os médicos já que nenhuma especialidade pode, hoje em dia, dizer que nada tem a ver com a Vitamina D. Isto é particularmente verdade para as especialidades que lidam com uma grande variedade de doenças como é o caso da Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Pediatria. Contudo, todos os médicos poderão colher aqui informação relevante para a sua prática. O Fórum D é também relevante para profissionais de saúde ligados à análise da Vitamina D e ainda para os que estão envolvidos em educação para a saúde, com destaque para os enfermeiros.”
Em termos de temas em evidência, o médico reumatologista revela: “Este ano vamos tratar das especificidades da análise de Vitamina D no sangue e ainda a sua relação com as doenças cardiovasculares e a mortalidade em geral. Abordaremos ainda, o impacto da Vitamina D em doenças de pele, alergias, doenças reumáticas e do tubo digestivo.”
Por fim, destaca um ponto que considera igualmente importante para quem participar neste evento: “Gostaria ainda de ressalvar, e no âmbito de algumas polémicas surgidas, que vamos também debater e resolver controvérsias recentes relativas ao doseamento e prescrição da Vitamina D em Portugal.”
Mais informação em: www.forumd.org