Chegou ao mercado em Março e, apesar dos poucos meses de existência, tem conquistado clientes portugueses e estrangeiros. A Iluztra, jovem marca de iluminação 100% nacional que cria abat-jours ilustrados, quer dar uma nova luz ao setor dos souvenirs.
Chegou ao mercado em Março e, apesar dos poucos meses de existência, tem conquistado clientes portugueses e estrangeiros. A Iluztra, uma jovem marca de iluminação 100% nacional que cria abat-jours ilustrados, quer dar uma nova luz ao setor dos souvenirs, afirmando-se como uma memória do património e da cultura lusitana materializada em “peças únicas e de coleção que representam Portugal”.
por Catarina Ferreira
Depois de “algumas experiências pouco animadoras no mercado de trabalho”, Inês Marujo (28 anos), Cláudia Sirgado (29) e Rita Pedro (30), três designers portuguesas, decidiram-se juntar-se e por em prática um projeto próprio. Com Pedro Flores, economista e consultor de gestão que entretanto se juntou à equipa, fizeram nascer um conceito que alia a ilustração à criatividade e ao design de iluminação.
“Após uma análise ao mercado atual, [quisemos criar] um produto que trouxesse consigo memórias da nossa cultura e património mas que, acima de tudo, não acabasse na gaveta ou na porta do frigorífico”, conta Inês em entrevista ao Boas Notícias, destacando a alma totalmente portuguesa dos abat-jours Iluztra, que complementam o candeeiro articulado criado pela marca mas podem ser colocados em qualquer tipo de candeeiro de mesa.
Os quatro empreendedores convidaram, então, cinco artistas e ateliês nacionais de design – o ateliê oraviva!, Sara Paz, Rodolfo Bispo, Sílvia Rodrigues e Ricardo Santo – “que responderam ao desafio e criaram cinco abat-jours para cada tema, emprestando a sua visão única e criatividade”.
Assim nasceram as duas primeiras coleções Iluztra, uma delas dedicada ao tema “Portugal” e outra ao tema “Lisboa” e compostas, ambas, por 10 peças distintas. Os elétricos, as sardinhas e os manjericos são os protagonistas da coleção dedicada à capital, ao passo que os azulejos e o galo de Barcelos estão entre as “estrelas” da coleção inspirada no país.
Desde a entrada no mercado, o produto já chegou a 25 lojas espalhadas por Portugal, do Porto ao Algarve, e está também à venda numa loja online disponível em http://www.iluztra.pt. De acordo com Inês, “a adesão dos clientes tem sido muito positiva”, embora o arranque tenha acontecido “ainda fora da época alta de turismo em Portugal”.
“[Por essa razão,] os nossos primeiros foram essencialmente nacionais. Estamos expectantes em relação ao Verão e esperamos de durante esse período possamos verificar um maior interesse dos turistas estrangeiros no nosso projeto”, antecipa a co-fundadora da Iluztra, formada em design de equipamento e interiores.
Na manga, a empresa, com sede em Odivelas, tem já novidades para este ano, entre as quais uma nova coleção. “Iremos lançar até ao final de 2013 uma coleção com a cidade do Porto como tema, com cinco novas criações”, desvenda ao Boas Notícias, acrescentando que estão também a ser preparadas “mais algumas surpresas”.
Para 2014, o objetivo é direcionar a marca “para o mercado da decoração” através de novas peças que mantenham o caráter “diferenciador e criativo” Iluztra.
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