Os trabalhos dos cinquenta finalistas da ILUSTRARTE 09 - IV Bienal Internacional de Ilustração para a Infância vão estar em exposição no Museu da Electricidade, em Belém, a partir de 12 de Fevereiro.
Os trabalhos dos cinquenta finalistas da ILUSTRARTE 09 – IV Bienal Internacional de Ilustração para a Infância vão estar em exposição no Museu da Electricidade, em Belém, a partir de 12 de Fevereiro.A esta 4ª edição da bienal – cujas imagens vencedoras, em xilogravura, da belga Isabelle Vandenabeele, ilustram um conto baseado no quadro “Prólogo de um amor partido”, do pintor belga Edgar Tutgat – concorreram 1400 ilustradores de 61 países.
O júri atribuiu ainda duas menções especiais aos trabalhos do ilustrador francês Martin Jarrie e da dupla de ilustradores italianos Alessandra Panzeri e Alessandro Lecis.
A lista dos ilustradores seleccionados incluiu ainda os portugueses Daniel Lima, Teresa Lima, André Letria, Ana Sofia Gonçalves, João Vaz de Carvalho e Gémeo Luís.
O júri internacional foi composto pelo ilustrador e designer alemão Wolf Erlbruch, a ilustradora alemã Susanne Janssen, vencedora da ILUSTRARTE 07, a editora francesa Brigitte Morel, o director de arte português Jorge Silva e os estilistas de moda portugueses Storytailors.
Além dos trabalhos finalistas, a exposição vai mostrar ainda dois outros núcleos: uma retrospectiva da obra do ilustrador alemão Wolf Erlbruch e um olhar sobre a obra da escritora Luísa Ducla Soares, que lançou recentemente o seu centésimo livro.
Para acompanhar a exposição, que tem como mecenas a Fundação EDP, o Museu da Electricidade vai realizar um programa de visitas guiadas e ateliers dirigidos a famílias e escolas dos vários graus de ensino.
A ILUSTRARTE 09 – IV Bienal Internacional de Ilustração para a Infância teve como comissários Ju Godinho e Eduardo Filipe.