As exportações de lâmpadas e material para iluminação aumentaram 25% em 2012, um crescimento que corresponde a um acréscimo de valor na ordem dos 18 milhões de euros.
As exportações de lâmpadas e material para iluminação aumentaram 25% em 2012, um crescimento que corresponde a um acréscimo de valor na ordem dos 18 milhões de euros, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Graças a este crescimento, a quota exportadora deste setor aproxima-se, agora, dos 94 milhões de euros. Dentro do espaço europeu, os principais destinos das lâmpadas portuguesas são França e Espanha e, fora da Europa, destacam-se Rússia e Angola, revela o INE.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Modesto Castro, presidente da AIPI – Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação, sublinha que “o ano de 2012 foi um ano bastante importante para o setor da iluminação, pois as empresas têm vindo a apostar mais em participações em feiras e noutros certames a nível internacional, assim como em inovação e design de produto”.
A quota exportadora da iluminação tem vindo a crescer e, atualmente, graças à participação, apoiada pela AIPI, das empresas do setor em diversos projetos de internacionalização, situa-se já acima dos 60% da produção.
“Os empresários portugueses devem abrir as suas portas ao mercado internacional e investir em novas geografias, sobretudo fora da Europa”, defende Modesto Castro, que acrescenta que “as empresas portuguesas de iluminação são conhecidas mundialmente pela excelência dos materiais, pela qualidade dos produtos e design”.
De acordo com o presidente da AIPI, “possuímos um elevado know-how que nos poderá destacar, em grande escala, da concorrência em qualquer parte do mundo”, uma qualidade que deve ser explorada pelos responsáveis do setor.
Saliente-se que, no âmbito do seu projeto de internacionalização para 2013, a AIPI vai desenvolver uma Missão Empresarial à Cidade do México, no final de maio, e ainda participar na feira Euroluce, em abril, e na Maison & Object, em setembro, em Paris.