Já chegaram as lâmpadas wireless - lâmpadas inteligentes que funcionam com recurso a tecnologia sem fios, podendo ser controladas através do smartphone ou, em alternativa, de um comando que acompanha o produto.
Já chegaram as lâmpadas wireless – lâmpadas inteligentes que funcionam com recurso a tecnologia sem fios, podendo ser controladas através do smartphone ou, em alternativa, de um comando que acompanha o produto. De acordo com os seus criadores, esta solução permite utilizar apenas 20% da energia consumida por uma lâmpada normal incandescente.
A novidade foi desenvolvida pela start-up GreenWave Reality, que lançou recentemente um sistema de lâmpadas LED wi-fi. Para as utilizar não é necessário mudar as instalações elétricas domésticas, bastando instalá-las como qualquer outra lâmpada, ligar a caixa de acesso a um “router” e efetuar uma breve configuração no smartphone ou comando.
Em comunicado, a GreenWave Reality explica que estas lâmpadas com ligação à Internet fornecem uma luz “rica, quente e totalmente controlável” para as suas casas, consumindo somente 20% da energia de uma lâmpada tradicional. Além disso, a hipótese de controlar facilmente a iluminação permite poupanças, já que ligar e desligar as luzes se torna uma tarefa muito rápida.
Esta solução inovadora traz várias configurações de origem inteligentes como “casa”, “ausente” e “noite”, bastando, por exemplo, que, antes de ir dormir, os consumidores pressionem o botão “noite” para desligar todas as luzes da casa, evitando a necessidade de ir a todas as divisões e apagá-las uma a uma.
Poupança de cerca de 115 euros por ano
Ainda assim, para “aumentar a conveniência e a segurança”, salienta a empresa, esta alternativa das lâmpadas digitais também funciona com os interruptores já instalados em casa, que podem ser usados para as ligar ou desligar em qualquer circunstância.
Segundo a GreenWave Reality, “substituindo apenas 10 lâmpadas incandescentes, os consumidores podem imediatamente começar a poupar mais de 150 dólares (cerca de 115 euros) por ano na conta da eletricidade, o que resulta numa poupança de milhares de euros durante a vida útil do produto.”
De acordo com Greg Memo, CEO da GreenWave Reality, “aquilo que os consumidores mais desejam numa casa inteligente é o controlo da iluminação”. Portanto, defende o diretor executivo, este novo sistema “dá aos consumidores uma ferramenta personalizada e poderosa para reduzir o consumo energético, ao mesmo tempo que melhoram o conforto dos seus lares”.
As lâmpadas deverão chegar em breve às lojas, inclusive na Europa, estimando-se que o kit com quatro unidades, router e comando custe cerca de 200 dólares (perto de 154 euros). Cada lâmpada individual deverá custar cerca de 20 dólares (perto de 15 euros).
[Notícia sugerida por Elsa Martins]
Comentários
comentários