O investimento vai gerar ainda a criação de quatro mil postos de trabalho indiretos, dando origem a um total de 10 mil postos de trabalhos criados pelo grupo IKEA em Portugal.
O grupo IKEA gere, até ao momento, duas lojas em Alfragide e Matosinhos. No entanto, espera-se que a terceira loja seja inaugurada já no verão deste ano, em Loures. Também já foi assinado um protocolo com a Câmara Municipal de Gaia para abrir aí uma quarta loja, com um retail park.
António Machado, responsável do grupo IKEA em Portugal, explica, em entrevista exclusiva à Lusa: “Queremos abrir em Portugal um total de sete lojas IKEA, mais três centros comerciais (…) e pôr a funcionar até final deste ano três fábricas Swedwood, um sub grupo do IKEA que fabrica móveis”.
O desenvolvimento das três unidades industriais assegura a compra de produtos portugueses por parte do grupo sueco que se compromete também a vendê-los nas 304 lojas que possui a nível mundial. “Só para este ano o IKEA prevê comprar 100 milhões de euros em produtos portugueses, nomeadamente através das fábricas Swedwood (móveis), mas também porcelanas ou sofás”, explicou António Machado. Desta forma, o grupo IKEA pode garantir custos mais reduzidos para a empresa e também para os seus clientes.