Em funcionamento há cerca de 1 ano, este Parque Eólico tem uma capacidade de 50 MW, 25 turbinas e estima-se que gere uma produção anual de 156 GWh, equivalente à energia necessária para alimentar 30 lojas IKEA.
Ana Barbosa, coordenadora de sustentabilidade da IKEA Portugal explica que “com a aquisição do Parque Eólico do Pisco superamos o objetivo de produzir tanta energia renovável quanto a consumida pelas nossas operações em Portugal e contribuímos para aumentar a percentagem de produção de energia renovável do Grupo a nível global, que em agosto de 2017 se encontrava nos 73%”.
Desde 2009, a multinacional de origem sueca já investiu cerca de 1,7 mil milhões de euros em produção de energia eólica e solar. Como avança o Relatório de Sustentabilidade apresentado, no final do ano financeiro 2017, o Grupo IKEA detinha 416 turbinas eólicas em 12 países e 750.000 painéis solares instalados, em 22 mercados.
Em Portugal, o investimento do Grupo em energias renováveis concretizou-se, nos últimos anos, pela instalação de mais de 11.000 painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas lojas em edifício próprio – IKEA Alfragide, IKEA Matosinhos, IKEA Loures, IKEA Loulé. Com este projeto, 98% da energia produzida pelos painéis solares é incorporada pelas unidades de retalho, representando 25% do total da energia consumida por cada loja.
O Parque Eólico do Pisco localiza-se no norte interior de Portugal, entre as vilas de Aguiar da Beira, Sernancelhe, Fornos de Algodres e Trancoso. O Parque Eólico do Pisco faz parte de um investimento alargado que apoia os negócios e objetivos estratégicos do Grupo IKEA, através de empresas e iniciativas que promovam o combate às alterações climáticas.
O conteúdo IKEA Portugal adquire Parque Eólico do Pisco aparece primeiro em i9 magazine.