A igreja vai estar aberta entre sábado, dia 02 de julho, e segunda-feira entre as 10:30 e as 19:00, encerrando entre as 13:00 e as 14:00. Estão previstas visitas guiadas no domingo (15:00) e na segunda-feira (18:00). Do programa de aniversário consta uma missa, a celebrar pelas 11:30, segundo a agência Lusa.
“Não há ninguém para tomar conta da igreja e com as tentativas de roubo às igrejas, já não podem estar abertas sem vigilância. Mas esta é uma oportunidade para entrar por uma porta para um mundo que desapareceu”, sublinhou Fernando Jorge à Lusa.
A igreja localiza-se no Largo do Menino Deus, na encosta nascente da Colina do Castelo, e foi uma das raras que escapou intacta ao terramoto de 1755. O edifício inclui-se na arquitetura barroca e a sua conceção está atribuída ao arquiteto real João Antunes, autor da igreja de Santa Engrácia em Lisboa.
“A crise tem as costas largas e diz-se que não se faz nada por falta de dinheiro, este é um exemplo de que se pode fazer sem gastar nada quando há vontade e voluntariado”, adiantou Fernando Jorge.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]