Para combater o aumento do desemprego é importante perceber quais são as profissões do futuro. Por isso, um grupo de especialistas decidiu fazer um estudo e chegou à lista das 129 profissões estratégicas para o país.
Nesta lista estão principalmente profissões com potencial de expansão e que possam ser desenvolvidas por pessoas com o ensino secundário e pós-secundário. A escolha baseia-se em estudos que apontam para uma criação de 495 mil postos de trabalho, em 2020, em sectores como o turismo, a construção os transportes ou a energia.
A requalificação de 20 mil desempregados terá como base esta lista segundo a qual se deverão orientar os programas de formação profissional já a partir do segundo semestre deste ano.
A lista consta do relatório preliminar elaborado por um grupo de trabalho composto por representantes dos parceiros sociais, do IEFP da Agência Nacional para a Qualificação e do gabinete de planeamento do Ministério da Economia.
Também o Catálogo Nacional de Qualificações será reformulado, de acordo com a esta listagem, passando a incluir cerca de 60 novas profissões.
Clique AQUI para aceder à lista das profissões publicada no Jornal de Negócios.