As imagens, que já correram mundo através do Youtube, mostram três dos assaltantes a partirem os vidros da joalharia enquanto outros três esperam nas scooters, prontos a arrancar. O que os bandidos não estavam a contar era com a coragem desta reformada inglesa que corre do outro lado da rua para lhes bater com a mala.
O esforço da senhora não foi em vão, já que conseguiu fazer com que os assaltantes dispersassem. Um deles desequilibrou-se da mota e acabou por cair enquanto ela voltou à recarga até que outros transeuntes a ajudaram a apanhar um dos ladrões caídos.
“No inicio pareceu-me que era um deles a ser agredido pelos outros três. Não ia ficar parada a ver alguém a ser agredido ou pior, por isso tive de intervir”, explicou a idosa que quer manter o anonimato, citada pelo jornal “The Guardian”.
“O que me preocupou foi que tanta gente ficou impávida a olhar, como se estivessem em choque, e ninguém fazia nada”, conta a corajosa cidadã que quando chegou mais perto, e viu que se tratava de um assalto, ainda ficou “mais zangada, com o facto de eles pensarem que se iam safar com aquilo em plena luz do dia”, relatou.
Um dos assaltantes ainda a ameaçou com um dos martelos que trazia para partir as montras mas segundo a idosa, não desistiu e continuou “a bater-lhe e a gritar para que a ajudassem e o deitassem a ele abaixo. Foi aí que se aproximaram mais pessoas para ajudar. Foi uma questão de segundos”, conta recusando que a chamem de “heroína” defendo que agiu num acto impensado.
Um dos homens foi detido no local e mais três foram acusados por participarem no roubo. Veja como tudo aconteceu no vídeo abaixo.