Uma idosa chinesa decidiu começar a fotografar os sorrisos dos jovens que lhe cedem os seus lugares nos transportes. O 'portfólio' fotográfico de Tu Lihua, de 69 anos, já reúne mais de seis dezenas de imagens jovens sorridentes.
Uma idosa chinesa decidiu começar a fotografar os sorrisos dos jovens que lhe cedem os seus lugares nos transportes. O 'portfólio' fotográfico de Tu Lihua, de 69 anos, que já reúne mais de seis dezenas de imagens jovens sorridentes, está a fazer sucesso na Internet.
“As pessoas tendem a oferecer-me o lugar quando veem que sou uma passageira mais velha, mas esse gesto sempre me fez sentir desconfortável e perguntar-me por que razão o fariam”, explica Lihua em entrevista à cadeia televisiva local China Central Television (CCTV).
Foi quando comprou um 'smartphone', em Maio do ano passado, que a mulher chinesa teve a ideia de homenagear estes jovens. “Pensei em tirar a cada um deles uma fotografia como sinal de gratidão e o objetivo é utilizá-las como forma de os elogiar publicamente”, conta a idosa.
Inicialmente, muitos eram os passageiros que não compreendiam as suas intenções e que recusavam a fotografia, mas à medida que começou a explicar-lhes o propósito da iniciativa, as reações positivas começaram a crescer.
“Houve uma rapariga que não concordou no início, mas, depois de lhe mostrar as minhas fotografias, acabou por concordar”, exemplifica Lihua, que diz ter ficado particularmente feliz com a resposta de uma outra jovem, “um pouco tímida”, com quem veio mesmo a tirar a sua primeira 'selfie'.
“Eu disse-lhe que queria tirar uma fotografia dela. Ela pareceu envergonhada, mas concordou, e depois disse-me: 'A senhora é uma avó divertida, também quero tirar uma foto consigo”, recorda, acrescentando que as fotografias apenas representam um pequeno exemplo da quantidade de pessoas que diariamente se oferecem para ceder o lugar.
Desde que começou a partilhar as fotografias na Internet, Tu Lihua tem feito sucesso e admite que gosta de ler os comentários deixados pelos utilizadores. “Já me escreveram uma mensagem a dizer que todos os que aparecem nas fotografias são bonitos”, confidencia a idosa. “E, depois, alguém foi responder: 'É verdade. A aparência tende a refletir o coração”'.