O investigador Ricardo da Silveira Cabral foi distinguido com o Prémio Científico IBM, referente ao passado ano de 2014, devido ao trabalho realizado na área da cisão computacional, ao pretender levar os computadores a ver como os humanos.
Dar a máquinas e computadores as competências visuais dos humanos, para depois aplicar essas capacidades em áreas como a navegação e o mapeamento de território, é a aposta do investigador Ricardo da Silveira Cabral. O jovem açoriano, acaba de receber 15 mil euros da IBM para avançar na sua investigação.
Ricardo da Silveira Cabral foi distinguido com o Prémio Científico IBM 2014 pelo trabalho que tem desenvolvido na área da computação cognitiva e da visão computacional. O prémio IBM celebra nesta edição os seus 25 anos.
O investigador, que neste momento se encontra a trabalhar nos laboratórios da Apple, é um açoriano de 29 anos, doutorado em Engenharia Electrónica e de Computadores através do programa conjunto entre o IST e a Carnegie Mellon University, em Pittsburgh (EUA), refere o Instituto Superior Técnico em comunicado ao Boas Notícias.
Através do seu trabalho desenvolvido na área da visão computacional, com o título “Unificação de modelos low-rank para problemas de aprendizagem visual”, o português tem contribuído para a aproximação entre os computadores e os humanos.
Duas estratégias de aprendizagem numa só
“Estudámos modelos de aprendizagem “low-rank”, que procuram a explicação mais simples possível para um conjunto de dados. No problema de aprendizagem “low-rank” existem dois modelos principais propostos, um tradicional que foi descoberto há 30 anos, e outro que foi recentemente proposto como um substituto há 5 anos. Neste trabalho, descobrimos um modelo que engloba as duas estratégias e permite unificar as vantagens de ambos”, explicou o vencedor.
O projeto procura, assim, contribuir para que haja uma melhoria dos resultados em aplicações da área da visão à robótica, arquitetura, realidade virtual, efeitos especiais ou navegação e mapeamento de território.
No dia 20 de Junho, o júri do Prémio Científico IBM, constituído por um grupo de elevado prestígio nacional e internacional, decidiu premiar o trabalho de Ricardo da Silveira Cabral, com o prémio de 15 mil euros.
O Prémio Científico IBM existe desde 1990 e tem como fim último distinguir trabalhos nos mais diversos domínios do conhecimento, aplicados às Ciências da Computação, servindo de motivação aos jovens investigadores, como é o caso de Ricardo da Silveira Cabral.
Comentários
comentários