Conhecer, aprofundar e disseminar práticas de empreendedorismo e inovação social levadas a cabo em Portugal, tendo em vista o reforço da importância da economia social e da governação na construção de uma mudança social sustentável são os objetivos do congresso que se realiza no âmbito do Mestrado em “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo” (MISIE) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUC).
A Comissão Científica é composta por docentes do MISIE – Clara Cruz Santos, Helena Neves Almeida e Cristina Albuquerque da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedro Hespanha, Sílvia Ferreira e Virgínia Ferreira, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – e com especialistas na área da Economia Social e da Inovação Social de outras universidades.
O congresso iniciar-se-á com uma sessão internacional dedicada ao empreendedorismo social sob a perspetiva das duas escolas de pensamento predominantes – a escola europeia e a anglo-saxónica da inovação e do empreendedorismo social.
Outra sessão será dedicada à questão do terceiro setor e da economia social em Portugal – Um terceiro sector híbrido ou um 4º sector? – desafios do conceito e das políticas em Portugal. O congresso terminará com uma conferência proferida por especialista internacional sobre o tema do Impacto e do valor social.
Em paralelo às sessões plenárias decorrerão debates e atividades distribuídas por várias reuniões paralelas de apresentação de comunicações e diversos workshops.
Ao longo de todo o congresso será dinamizada uma Feira de Empreendedorismo e Inovação Social que procurará mostrar à comunidade académica e aos participantes o trabalho que é levado a cabo em Portugal neste âmbito e que incluirá uma Mostra de Posters realizados pelos alunos do MISIE.
Para mais informações e inscrições poderá aceder à página do evento.
O conteúdo I Congresso Internacional de Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo vai debater sociedade aparece primeiro em i9 magazine.