Em média, esperamos 1:30min até que o esquentador aqueça a água. Esta espera corresponde a um desperdício de nove litros de água. Foi neste contexto que Rui Teixeira, CEO e Fundador da Heaboo, uma start-up portuguesa especializada em soluções sustentáveis e inovadoras para a melhoria da eficiência hídrica e energética, começou a desenvolver o Hoterway. Este chuveiro disponibiliza água quente desde o primeiro segundo, sem gastos de energia. Graças a uma bateria térmica baseada numa tecnologia 100% portuguesa, Hoterway elimina o tempo de espera, permitindo poupar, em média, mais de 1000 litros de água por ano em cada casa. A empresa acaba de somar mais de 26 mil euros na campanha de crowdfunding e está agora a disponibilizar no mercado as primeiras unidades, através do parceiro oficial OLI, uma empresa reconhecida pelas soluções inovadoras e ecológicas para casa de banho.
Como surgiu este projeto?
O Hoterway surge durante o desenvolvimento de um protótipo para otimização do comportamento dos sistemas solares térmicos em países com baixa irradiação solar. A estabilidade da temperatura de saída da água durante o processo de carga e descarga do protótipo foi uma indicação para a possibilidade do conceito de produto ser a solução para um problema global conhecido, o tempo de espera pela água quente no banho.
Quanto vai custar instalar este Hoterway em casa dos portugueses?
O Hoterway foi pensado para poder ser instalado por pessoas sem formação específica em canalização. O Hoterway não tem de ser ligado à eletricidade e é compatível com os pontos de fornecimento de água quente e água fria convencionais dos chuveiros ou banheiras. O tempo de instalação do Hoterway deve ser inferior a uma hora.
O sistema de embutir Hoterway – BOX obriga a uma instalação em duas fases, a primeira das quais durante a construção/reconstrução de paredes onde são instalados os sistemas de fixação da caixa e as ligações de água quente. Na segunda fase, já nos acabamentos, são aplicados a caixa de encastrar, o BOX e o vidro exterior.
Que tecnologia é utilizada para este processo?
O processo de acumulação e posterior aquecimento instantâneo da água estagnada na tubagem baseia-se na mudança de fase do material de acumulação de calor. A geometria do permutador desenvolvido assegura que durante o processo de carga e descarga a potência se mantém constante permitindo manter uma temperatura de fornecimento à misturadora acima da temperatura de conforto. Desta forma a misturadora termostática fornece água à temperatura desejada durante todo o banho, desde o primeiro segundo.
Quanto será possível poupar em termos ambientais e energéticos?
No caso genérico em que se tomem dois banhos por dia num mesmo chuveiro e considerando as perdas energéticas de uma solução alternativa que forneça água quente desde o primeiro segundo (circuito de recirculação) a utilização do Hoterway poderá permitir poupar cerca de 540 litros de água e cerca de 240kWh de Energia por mês. Se considerarmos um custo de kWh de 0,15 euros e um custo de água (incluídas taxas) de 1 euro por m3 o Hoterway permitirá um retorno de investimento em três anos.
Como podem estas práticas tornar o cidadão mais atento ao consumo consciente de bens e recursos?
O consumo de água potável tem vindo a aumentar ao longo das últimas décadas de uma forma insustentável. A água que corre no chuveiro e que vai diretamente para o esgoto enquanto se espera pela água quente é a mesma água que chega à torneira da cozinha e que bebemos e usamos para cozinhar. O desperdício de água evitado com o Hoterway durante um banho pode ser suficiente para fazer face às necessidades de água de uma pessoa para beber e cozinhar durante um dia.