Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o HSA referiu que a honra derivou de um longo processo de melhoria que culminou numa auditoria final decorrida entre 2 e 6 de Julho. Hélder Roque, presidente do Conselho de Administração dos Centro Hospitalar, salientou “a acreditação é um enorme orgulho”, não só para o hospital, mas também “para toda a comunidade e para todo o país”.
Ao longo de vários anos foi desenvolvido um trabalho árduo com vista à melhoria dos processos na forma de cuidar dos doentes, iniciativa na qual estiveram envolvidos todos os colaboradores do HSA. No âmbito deste projeto, foram implementados novos cuidados e reforçados os já existentes, de modo a aumentar o nível de segurança e de qualidade dos serviços prestados.
A auditoria final da JCI foi realizada por uma equipa de três profissionais, dois norte-americanos e um brasileiro de origem alemã, experientes em auditar hospitais de todo o mundo. Foram analisados, in loco, os procedimentos adotados em vários serviços, os cuidados e o trabalho dos profissionais, bem como as respostas dadas aos utentes.
Depois desta última visita, a JCI reconheceu a qualidade do hospital, concedendo-lhe a ambicionada acreditação global, transversal a todas as áreas, desde infraestruturas e equipamentos a ambiente e higiene, passando por direitos dos doentes e acompanhamento de familiares. Hélder Roque sublinhou que “os auditores ficaram impressionados com a organização do hospital, dizendo que os cuidados prestados eram de excelente qualidade.
A JCI, criada em 1994, é a agência de acreditação na área da saúde mais reputada internacionalmente sendo, simultaneamente, a mais exigente. Trabalha com organizações de saúde, ministérios de saúde e organizações globais em mais de 80 países de todo o mundo, focando a sua ação na constante melhoria da segurança dos serviços prestados aos utentes.