Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital de S. João, no Porto, obtém um balanço com resultados líquidos positivos. Os valores de 2010 apontam para um resultado operacional positivo de cerca de 1,9 milhões de euros, anunciou o presidente do consel
Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital de S. João, no Porto, obtém um balanço com resultados líquidos positivos. Os valores de 2010 apontam para um resultado operacional positivo de cerca de 1,9 milhões de euros, anunciou o presidente do conselho de administração, António Ferreira.O anúncio foi feito pelo responsável durante a inauguração de um novo sistema de cogeração do hospital, um método que garante eficiência energética trazendo vantagens económicas e ambientais. Este sistema irá evitar a emissão de 3.700 toneladas de dióxido de carbono por ano.
“Pelo quinto ano consecutivo, o Hospital de S. João consegue terminar o exercício em equilíbrio económico, com resultados líquidos positivos e com um resultado operacional positivo de cerca de 1,9 milhões de euros”, disse o presidente do conselho de administração da unidade hospitalar, citado pelo Jornal de Notícias.
António Ferreira sublinhou que o controlo de custos não foi feito à custa da diminuição de serviços prestados ou à redução da resposta às necessidades das populações. “Aumentámos a produção na área cirúrgica, quer internamento, quer ambulatório, aumentámos a produção de consultas e aumentamos a produção de sessões de hospital de dia”, salientou o presidente do conselho.
António Ferreira acrescentou ainda que o hospital conseguiu diminuir, em 44,7%, a taxa de infecção hospitalar. Este ano, o hospital de São João conseguiu também diminuir o tempo de espera para consulta em 27% e o tempo de espera para cirurgia em 22%.