O Governo Civil do Porto decidiu implementar no Hospital de São João, a partir de dezembro deste ano, o código universal ColorAdd que permite aos daltónicos diferenciar as cores usadas no sistema de triagem de Manchester.
O Governo Civil do Porto decidiu implementar no Hospital de São João, a partir de dezembro deste ano, o código universal ColorAdd que permite aos daltónicos diferenciar as cores usadas no sistema de triagem de Manchester.Este código, que reduz a uma forma gráfica uma cor, será implementado nas pulseiras que são colocadas nos doentes, mas também nas linhas de diferentes cores que existem no chão do Hospital, que vão indicando aos doentes e visitantes o caminho a seguir.
“Na zona de espera do serviço de Urgência haverá informação detalhada sobre o código, depois as pulseiras terão o código inscrito, bem como serão feitas marcações horizontais”, adiantou à Lusa, o designer Miguel Neiva, mentor do projeto já implementado em alguns produtos como tintas e lápis de cor.
“O acesso a um direito fundamental, como é o direito à saúde, deve ser feito de forma confortável e inclusiva”, disse a governadora civil, acrescentando que os daltónicos “crescem com o estigma, sendo muitas vezes alvo de chacota”.
Esta iniciativa insere-se no projeto “Porto, um destino inclusivo” e contará com a conferência, também promovida pelo Governo Civil , a 6 de dezembro, intitulada “ColorAdd – Uma experiência de Inclusão do Porto para o Mundo”.
O criador do ColorAdd referiu à Lusa que a internacionalização do código “está já a ser trabalhada”, e já recebeu inclusive “contatos dos metros de Londres, no Reino Unido, e de S. Paulo, no Brasil”.