Um hospital da Escócia, que inaugura em agosto deste ano, vai recorrer a robôs para as tarefas mais simples do dia-a-dia como transportar lixo clínico, entregar comida, limpar as salas de operações e administrar medicamentos, noticia a BBC.
Um hospital da Escócia, que inaugura em agosto deste ano, vai recorrer a robôs para as tarefas mais simples do dia-a-dia como transportar lixo clínico, entregar comida, limpar as salas de operações e administrar medicamentos, noticia a BBC.O hospital, dotado de um orçamento no valor de 300 milhões de libras [cerca de 360 milhões de euros], já entrou na última fase de testes.
Os autómatos vão dispor de corredores subterrâneos para se deslocarem aos vários pontos do hospital, mas também poderão partilhar os mesmos espaços com pessoal médico e doentes.
Os médicos terão consigo um PDA para chamar as máquinas sempre que necessário. Uma vez recebido o sinal de chamada, o robô entra num dos elevadores que se encontram nos corredores subterrâneos e sobe para os quartos e enfermarias a fim de receber instruções.
Uma das principais vantagens dos novos “funcionários” será o controlo das infeções. “Normalmente, as tarefas ´sujas` e as tarefas ´esterilizadas` são efectuadas pela mesma pessoa”, explicou à BBC a enfermeira-chefe Lesley Shepherd.
“Aqui, teremos robôs destinados apenas às tarefas que lidam com sujidade e outros robôs dedicados unicamente a tarefas que exigem tratamento desinfetado, como levar comida ao doentes”, acrescenta.
Apesar de passarem grande parte do tempo nos subterrâneos, os autómatos dispõem de feixes de laser que ajudam a contornar obstáculos e que podem abrir e fechar portas.