As obras já estão em curso mas, já no dia 24, os voluntários – colaboradores das 50 empresas – vão realizar várias tarefas como, por exemplo, a pintura de telas e “placards”, que serão depois colocados nos serviços hospitalares, em especial na área maternoinfantil.
A iniciativa partiu da Fundação EDP que, explicou em comunicado, “desafiou parceiros de negócio a participarem numa mega ação de voluntariado a nível nacional”.
Sérgio Figueiredo, administrador delegado da fundação, disse que “esta grande mobilização permitirá contribuir de forma muito objetiva, para melhorar as condições de 12 unidades hospitalares, impactando diretamente o bem-estar de utentes e funcionários de saúde. É a maior mobilização de voluntário da história da EDP e uma das maiores a nível nacional”.
Os trabalhos realizados irão promover a “reabilitação e humanização dos espaços”, segundo a empresa.
“No Hospital de Santa Maria (Lisboa) será feita a remodelação do piso de pediatria e neonatologia. No Hospital Santo António (Porto) serão instalados 120 sensores de iluminação para maximizar a eficiência energética. No Hospital
Santa Luzia (Viana do Castelo) será colocado um sistema de ar condicionado
na enfermaria de queimados”, explica, em comunicado, a fundação.
Esta ação de voluntariado terá associada uma campanha de angariação de
fundos desenvolvida em parceria com a RTP e a Optimus. Por cada euro doado para esta ação, a Fundação EDP oferecerá igual valor.